Dia desses a Lena me convidou para um chá da tarde na casa dela. Mesa posta impecalvemente na varanda, a louça mais linda, flores, os chocolates e os brigadeiros deliciosos que só a Lena sabe fazer, café fresquinho e … esses pãezinhos de tapioca e queijo com os quais, de cara, eu já me atraquei. Gamei, claro. Ô pãozinho gostoso pra acompanhar um café, viu? Deus é mais!
Daí que a Lena, fazendo suas “lenices” de sempre, foi lá na cozinha e me trouxe um pacote da farinha de tapioca, ingrediente principal do pãozinho pelo qual eu tinha me apaixonado. Saí de lá com a ideia da receita que ela me passou durante o café (já que a própria Lena não tem nenhuma medida e faz no olhômetro), o pacote de tapioca debaixo do braço e a determinação de reproduzir em casa aquelas delícias. E assim foi.
No dia que resolvi me aventurar no pãozinho misterioso, passei a mão no telefone e chequei com a Lena mais algumas informações e fui pra cozinha disposta a chegar a uma receita com medidas para passar pra vocês (viram como eu sou moooito boa? rs) – e aqui está ela…
Hidrate 4 xícaras de farinha de tapioca em 2 xícaras de leite morno. Deixe hidratar por uns 40 minutos e, se necessário, coloque mais um tantinho de leite, apenas o suficiente para manter a mistura úmida. O resultado final não deve ser nada muito molhado, ok? Depois de hidratada, junta à tapioca 1 ovo, 2 xícaras de queijo ralado (aqui cabe quase qualquer queijo – eu usei meia cura e parmesão, mas a Lena tb já disse que dá pra usar os suiços e até um pedacinho de algum mais forte, como o roquefort ou gorgonzola – com moderação, claro), tempere com sal (não se esqueça que, a depender do queijo, há que se tomar cuidado com o sal – parmesão por exemplo já é um tantinho salgado) e acrescente 1/2 xícara de polvilho azedo. Bom, eu usei 1/2 xícara, mas fui colocando aos poucos, até chegar na consistência que achei perfeita – não era pra ser uma massa firme, que pudesse ser moldada com a mão, mas também não deveria ser nada muito molenga, pois seria necessário fazer as bolinhas para assar.
Para fazer os pãezinhos eu usei a colher de sorvete, assim, todos ficam com um tamanho parecido e é mais fácil de você dispôr a massa na assadeira. Tá, agora vem uma dica: vocês podem ver que eu usei papel manteiga na assadeira, certo? Não sei porque eu me passei e não untei – resultado: grudou no papel. A Lena usa silpat (que eu até tenho mas que não cabe em nenhuma assadeira minha – rá!) e eu creio que se você não tiver um à disposição, melhor untar a forma pra evitar o que aconteceu comigo, fechado?
Depois de montar os pãezinhos, outro truque: leve a forma ao freezer por uns 15 minutinhos. Pra que? Para que os pãezinhos fiquem firme e a massa não espalhe demais (ó que sabida essa Lena?). Eu segui o conselho da mestra e foi tudo perfeito – a massa não escorreu demais e ficou do tamanho certinho!
Para assar, nada de forno ultra quente! Forno médio pré-aquecido uns 10 minutos e aí é o tempo deles ficarem douradinhos – no meu caso foram 50 minutos em forno médio/baixo.
Ah sim! essas quantidades me renderam 12 pãezinhos.
Para finalizar, uma coisa precisa ser dita. Sabe aqueles casamentos perfeitos da culinária? Então, aqui tem mais um – esse pãozinho quentinho ainda com café fresco? O céu comadre, o céu! :)))
*post originalmente publicado no Rainhas do Lar
7 Comentários
Drika
10 de outubro de 2011 at 18:03Gente, esse paozinho deve ser é boooommmm demais!!!!
Agora… farinha de tapioca sera que encontro nos supermercados em SP?????
Que tal um PicNic no Dia das Crianças? | Objetos de Desejo
10 de outubro de 2011 at 19:37[…] cesta de moranguinhos, eu levaria o Pãozinho de queijo e tapioca no Pimenta no Reino […]
Luciana Betenson
10 de outubro de 2011 at 21:43Então… eu já tinha visto esta receita no Rainhas e agora de novo é sacanagem dona Faby!! Estou com meio pacote desta tapioca “de Belém” em casa, vou fazer este pãozinho no feriado, a se vou. Depois te conto se ficou bom. Bjs!
LENA GASPARETTO
13 de outubro de 2011 at 19:43Pode acreditar: tenho SEMPRE uns pacotinhos desses pãezinhos no freezer. Crus. Asso 40 minutos antes de servir : ))
Beijo!
Verônica Oliveira
15 de outubro de 2011 at 16:06“O” Pulo do gato essa dica final hein Lena, pois apesar de ser super fácil de ser feita, a receita demanda um tempinho extra né? hidratar a tapioca, 15 min no freezer e tals… agora fazer de monte e congelar é tudão!!!
Amei a receita vou testar sem dúvida nenhuma!!
Faby…parabéns pelo blog flor…morro de saudades do rainhas mas é puro apego de fã, o blog está com uma seleção LINDA de posts!!
Mariane
28 de outubro de 2011 at 11:00Ai que vontade de experimentar esse pãozinho!
E me unindo à comadre aí de cima: Que saudade eu tenho do Rainhas do Lar…
Beijos
Luciana Aguiar
13 de fevereiro de 2012 at 10:48Oi, Faby!
Fiz a receita ontem e ficou um tantinho diferente, mas ficou ótima!! Acho que a minha xícara deve ser beeeem maior do que a sua, pois fiz a metade da receita e estou com uns 30 pãezinhos do freezer!
Amei, valeu!
Beijos,
Lu