Receitas clássicas sempre geram uma certa polêmica. Tem que seguir à risca? Pode “revisitar” (odeio essa palavra)? Se trocar um ingrediente deixa de ser o mesmo prato? Enfim, quando se trata de uma receita tradicional, clássica, todo cuidado é pouco. Por isso resolvi chamar esse prato de Ratatouille wannabe.
Os mais puristas vão criticar o formato, o modo de fazer, a falta do molho, o tempero… Então, se você é desse time, fique à vontade para chamar o prato de outro nome, ok? Só não vale deixar de fazer porque ó… é delícia, é fácil, é prático e pode virar acompanhamento, petisco, entrada… versátil que só!
Receita, receita messsmo, não tem (já ouço as vaias! rs), mas o jeito que eu preparo é bem simples – só cortar abobrinha, berinjela, cebola, pimentão e tomate e ir dispondo todas as fatias alternadamente em uma refratária. Feito isso, você coloca ervas de sua preferência – eu usei orégano, louro e manjericão – tempera com sal e pimenta (usei a calabresa), rega com azeite e leva ao forno quente, preaquecido até que os vegetais estejam macios.
Mais simples impossível, né? E isso pra comer com torradinha ou para acompanhar um grelhado! Perdição, gente! Perdição :)
9 Comentários
Carla
5 de agosto de 2013 at 16:39Eu faço assim mesmo, porem troco o tomate pelo tomate seco e adiciono cottage.. só por adicionar.. adoro um cremosin…
Renata
14 de agosto de 2013 at 23:22Oi Faby! Amei a receita! Pedi pra minha secretaria fazer e ficou ima delicia… So nao coloquei abobrinha pq em Belém é difícil de achar. Parabéns pelo blog!
Alê
19 de agosto de 2013 at 15:47Seu post me deixou com água na boca. Não resisti e fiz também. Com foto e tudo! (http://passarim.blogspot.com.br/2013/08/ratatouille.html) E pra ficar mais gostoso, o forno ligado ajudou a tornar mais quentinho esse fim de semana gelado que passou aqui por SP. Obrigada pela inspiração. :o)
Faby
20 de agosto de 2013 at 15:01Alê, ficou lindo!!!! Arrasou!
Bjo!
Dadivosa
21 de agosto de 2013 at 11:05Faby, adoro fazer esse prato, que na França eles chamam de Tian (acho fofo!). Sempre uso tomilho, vou experimentar com manjericão <3
Myla
24 de abril de 2014 at 15:11O Olivier chama de legumes confitados! Adoro, acho uma delícia!
Eu fiz essa receita dele, muito boa oh: http://gnt.globo.com/receitas/Cordon-bleu-preparado-por-Olivier-Anquier.shtml
Minha versão: http://mylouca.blogspot.com.br/2011/09/cordon-bleau-e-legumes-confitados.html
Ana Paula
8 de dezembro de 2015 at 8:39Oi Faby!
Hoje no blog eu fiz um especial de Natal só com receitas de blogs que eu sigo e indiquei essa sua receita como entrada de uma ceia light.
Beijos!!
Faby
11 de dezembro de 2015 at 12:01Que fofa, Ana Paula! Vou lá ver!
Bjinho!
Abby Hammes
31 de maio de 2024 at 5:03Adorei a sua abordagem para o Ratatouille wannabe! Simples e versátil, perfeito para qualquer ocasião. Para quem está buscando mais praticidade no dia a dia, recomendo dar uma olhada no site https://autoroulette.com.br/. Facilita muito na hora de planejar aquele jantar especial. Bon appétit!