Todo mundo que me segue há tempo já sabe que eu não sou assim uma grande fã de saladas. Não desgosto totalmente e nem deixo de comer, nada disso, mas elas não são assim um prato que me arrebata, sabe? Eu driblo essa falta de entusiasmo caprichando em molhos diferentes e fugindo quando dá dos vegetais mais comuns. Assim, eu curto uma saladinha com legumes cozidos, grãos, conservas… enfim, uma salada com um pouco de bossa, tipo essa daqui.
Aqui a protagonista é a acelga, que eu amo e acho super desvalorizada (tal qual o repolho, que eu também amo). Ela cortada fininha e temperada com azeite, sal e limão já tem seu valor, mas aqui ela ganha uma pegadinha oriental que dá um sabor delícia e um charme.
Comece cortando a acelga em pedaços grossos. Depois, leve a acelga para dar um susto na água fervente – é susto mesmo, não é pra cozinhar completamente a acelga. Ela vai ficar um pouco macia mas ainda tem a crocância das partes mais grossas. Escorra a acelga já escaldada e aperte bem com as mãos, pra tirar o máximo de água que conseguir. Se tiver tempo, pode deixar em uma peneira também por alguns minutinhos. Reserve.
Em uma frigideira doure um tantinho de alho (depende da quantidade final de acelga e do teu gosto por alho – eu, claro, adoro). Quando ele estiver dourado, retire e reserve. Na mesma frigideira coloque açucar mascavo, shoyu, sakê kirin (o seco), umas gotinhas de óleo de gergelim torrado e misture bem, até derreter o açucar. A ideia é fazer um molhinho para a salada, então não precisa fazer muito, só o suficiente para temperar a acelga.
Quando o açucar já derreteu, despeje esse molhinho lá na acelga já escorrida e misture bem.
Agora é só finalizar com gergelim torrado (usei o branco e o preto) e cebolinha picada. Eu ainda acrescentei um pouquinho de dedo de moça picadinha. Delícia, delícia, delícia.
E você, já tinha experimentado acelga assim? Me conta lá no Instagram @faby_zanelati
Bisous,
Faby
1 Comentário
Bárbara Brito
20 de junho de 2024 at 10:32Que bela salada.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/06/doce-de-banana-e-maca.html