Sopa, simplesmente amo. Posso tomar sopa no frio congelante ou no calor escaldante, não importa. Qualquer sabor, a qualquer hora e principalmente quando estou triste ou cansada. Sopa me revigora, no corpo e no espírito. Assim, deu pra perceber que levo a sério essa coisa de sopa, né? ;)
Legumes são uma ótima opção para preparar sopas incríveis, muito saborosas. Meu truque quase sempre é assar os ingredientes antes e extrair ainda mais sabor. Aqui a beterraba foi assada embrulhada em papel alumínio até ficar macia. Leva tempo? Sim, leva. O que eu faço quase sempre é aproveitar o forno ligado para outro preparo e juntar o legume para a sopa – pode ser beterraba, cenoura, abóbora… todos ganham em sabor e dulçor quando assados.
Então, basicamente essa receita se resume a assar a beterraba, descascar e cortar em cubos. Numa panela é só dourar alho e cebola no azeite e juntar a beterraba. Mistura um pouco, junta um pouco de água fervente ou caldo de legumes, tempera com sal e pimenta, junta uma folha de louro e deixar ferver uns minutinhos.
Depois é só retirar a folha de louro e levar tudo pro liquidificador ou usar o mixer direto na panela (a beterraba precisa estar bem macia, ok?). Volta pra panela e aí é só acertar o tempero. Nessa hora você pode ralar um pouquinho de noz moscada, se gostar.
Pra servir, regue com um fio de azeite e um pouco mais de pimenta do reino moída na hora. Gosto de juntar uma colherada de iogurte ou nata, quando tenho e às vezes também me jogo em alguma erva fresca – gosto do frescor do coentro mas salsinha e cebolinha também brilham na receita.
Dessa vez fiz uns crocantes de parmesão pra acompanhar mas geralmente aposto no crouton e fica perfeito também.
No mesmo modus operandi você faz uma sopa incrível com cenoura, com cabotian, mandioquinha e até tomate, que fica um espetáculo assado e transformado em sopa.
Também ama sopa? Me acompanhe lá no Instagram @faby_zanelati que sempre rola uma receitinha ligeira por lá.
Cuidem-se e até a próxima!
Love,
Faby
Pra te aquecer <3
– Sopa de abóbora assada com especiarias
– Sopa creme de mandioquinha com couve
Sem Comentários