Bom, já começo o post me desculpando. Sumi né? Mas ó, tá babado, gente! Em outro post eu conto. Segurem aí!
Agora, sobre a receita do post, lá vem polêmica… Eu ia chamar de Quiche à Moda Thai, mas aí lembrei que ouvi numa aula uma vez que quiche tem que ter o recheio à base de ovos e leite – duas coisas que não tem nessa minha invenção. Pensei em chamar de torta… mas né, torta quem que ter cobertura de massa – e essa não tem.
Foi então que postei a foto no Instagram e joguei pro universo, ou melhor, pro meu amigo Cobra, que é estudante de gastronomia e muito mais sabido do que eu. Ele então me disse que isso é Tarte. Se ele disse, tá dito! Tarte, então.
O recheio aqui tem uma pegadinha Thai, uma coisinha agridoce por conta do abacaxi. Gente, ficou s.e.n.s.a.c.i.o.n.a.l! Sério mesmo. Tentem em casa! A massa é bico de fazer e o recheio é o que vier na sua cachola… eu só vou dar uma ideia, tsá? Bora lá…
A massa
Ponha numa tigela os ingredientes secos… 280g de farinha de trigo peneirada e 1 colher café de fermento em pó. Junte então 1 ovo inteiro ligeiramente batido, 3 colheres de sopa generosas de iogurte natural, 140g de manteiga e uma pitada de sal. Daí é só misturar com a ponta dos dedos e ir mexendo a massa até que ela esteja macia, lisinha e homogênea. Enrola a massa num plástico filme e leva à geladeira por meia hora mais ou menos.
O recheio
Aqui eu fiz o seguinte… Cozinhei um peito de frango com osso numa mistura bem aromática: louro, cravo, muito gengibre, cebola, alho, sal, curcuma e pimenta dedo de moça. Cobri com água e deixei na pressão até o peito ficar beeem macio. Depois, desfiei no processador comecei a preparar o recheio da tarte (estranho essa coisa de tarte, né? rs).
Peguei aquele franguinho já desfiadinho, botei numa tigela e juntei: cream cheese (1 potinho pequeno), uva passa branca sem semente (um bom punhado), abacaxi cortado em cubos grandes, cebolinha picada e pimenta dedo de moça (sem as sementes) também picadinha. Misturei bem, acertei o sal e o recheio estava pronto.
Voltando à massa…
Depois de passar aquela meia horinha na geladeira, você pega a massa e forra com ela o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível, faz uns furinhos com o garfo (só para a massa não subir) e leva ao forno médio pré-aquecido por uns 15 minutos.
Retire do forno, junte o recheio e volte pro forno, dessa vez por uns 20 minutos até que a massa esteja douradinha. O recheio já está todo cozido e a ideia é que o abacaxi não derreta, ok?
Se joga na Tarte, Quiche, Torta ou whatever!
4 Comentários
Camila Oliveira
25 de novembro de 2012 at 20:27Fabi, Tarte é torta em francês, hihihi…
Ótima combinação, deve ficar luxo!
Faby
26 de novembro de 2012 at 8:46TÔ ligada Camila. Chic, né? rsrsrsrs
Bjo!
Magda
18 de dezembro de 2012 at 1:50Nossa, me deu água na boca só de ver.
Não vejo a hora de chegar o final de semana pra fazer esse Tarte para o maridão.
Ele adora essa mistura do doce com salgado.
Bjs!
Almoço de Natal sem erro e sem frescura… | Quem não arrisca, não petisca!
27 de dezembro de 2012 at 15:36[…] Tarte de Frango e Abacaxi […]