(*)Terrine é um prato típico francês, muito apreciado ao redor do mundo, servido como entrada ou acompanhamento. Facilmente confunde-se Terrine com patê pelo fato de que um dos clássicos preparados com o foie gras (fígado de ganso) é preparado na terrine e cozido em banho-maria. Depois de frio pode-se retirar da terrine e fatiar, e a consistência fica parecida com a de um patê.
Na verdade, a terrine não é uma evolução do patê e sim uma forma de preparar. Terrine é a fôrma em que o patê é assado. Na falta dela pode-se usar a de bolo inglês e fazer terrines das mais variadas, como legumes, frios e essa que apareceu na minha cozinha: de carne com batatas.
Como eu (pra variar) modifiquei a receita original, passo os ingredientes que eu usei para uma forma pequena de bolo inglês…
3 fatias de pão de forma (eu usei light de iogurte), 1/2 xícara caldo de legumes, 500 gramas de carne de primeira moída, 200 gr de queijo parmesão ralado, 1 ovo batido, alho picado, 1/2 cebola picada, tomilho, salsinha, cebolinha, sal e pimenta, 4 batatas médias, azeite, 1/4 xícara de leite, manteiga.
Primeiro descasque, corte as batatas em rodelas, cozinhe em água e sal, escorra e reserve.
Amoleça as fatias de pão no caldo de legumes e esfarele. Em uma travessa junte o pão, a carne, o queijo, o ovo, alho, cebola, salsinha, o tomilho, sal e pimenta e misture até formar uma massa homogênea.
Unte uma fôrma com manteiga, salpique bastante tomilho fresco, disponha as fatias de batata em camadas e regue com azeite. Por cima coloque a massa de carne e pressione bem. Regue com o leite e coloque por cima pedacinhos de manteiga.
Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos.
***
Eu, que acredito cegamente que certas combinações só podem ser obras divinas, incluo nesse hall também essa: carne moída + batata.
Sempre dá samba. E do bom :)
***
Fontes: Terra Culinária e Sadia.
* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar
2 Comentários
Leila
18 de fevereiro de 2013 at 14:15Faby, eu fiz e coloquei no meio o resto do patezinho de pesto e ricota daquele recheadinho de frango… FANTÁSTICO!!!
Faby
18 de fevereiro de 2013 at 18:13Uia! Que boa ideia, Leila! Garota ixpérrrrrta! :)))
Bjo!