Daí que a Maria de Lourdes me escreveu perguntando se eu sabia uma receita boa de torta de maçã e eu logo lembrei dessa minha, que não é igual aquelas tradicionais, mas que é fácil e bem gostosa. A receita ainda não estava aqui. Agora está :)
A receita da torta vem da revista Claudia e tem, claro, algumas modificações por minha conta e foi publicada originalmente no Rainhas do Lar. Então… atenção formiguinhas devoradoras de tortas, aqui vai a receita da prática massa básica de biscoito que eu uso para toda e qualquer tortinha (porque eu já disse que não sou uma pessoa que sabe fazer massa, sovar e eteceteras)…
Para a massa: 1 pacote de biscoito maizena, 100gr de manteiga sem sal.
1. triture rapidamente os biscoitos no liquidificador (geralmente a posição pulsar já resolve a parada)
2. o resultado será uma espécie de farofinha, que eu gosto um pouco mais pedaçuda, mas aí vai do gosto do freguês
3. numa panela derreta a manteiga sem deixar ferver/queimar
4. misture a manteiga com a farofa de biscoito numa travessa
5. misture bem até formar uma farofa úmida
6. com essa farofa, forre o fundo de uma fôrma de fundo removível (para a receita da torta de maçã, o ideal é uma de 20cm de diâmetro)
7. faça o mesmo com as laterais da forma – vá moldando cuidadosamente a farofa nas laterais (não se preocupe, ela vai “grudar” nas laterais)
8. depois de toda forrada, leve ao forno pré-aquecido por uns 10 minutos, apenas o suficiente para dar uma ligeira dourada na massa.
Está pronta a base da torta! Essa receita também pode ser usada para tortas salgadas, substituindo o biscoito maizena por cream craker ou outro tipo de biscoito salgado (ou de água e sal).
O recheio
Para o recheio da torta de maçã… 3 maçãs descascadas e picadas em cubinhos, 5 colheres (sopa) de açucar, canela em pó, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 3 gemas, 1 fava de baunilha, 1 envelope de gelatina incolor sem sabor.
1. leve a maçã com o açúcar ao fogo
2. cozinhe até que a maçã fique macia
3. retire da panela e separe 2/3 (reserve o 1/3 restante) da maçã cozida e leve ao liquidificador com 2 colheres (chá) de canela em pó
4. junte a maçã do liquidificador com o restante reservado e misture bem
5. com essa mistura de maçãs, cubra a base da massa já assada e reserve enquanto prepara o creme
6. numa panela coloque o leite condensado, as gemas batidas e as sementes da fava de baunilha
7. cozinhe mexendo sempre até que esteja bem homogêneo
8. transfira para uma travessa e junte o creme de leite e a gelatina hidratada com água (siga as instruções da embalagem)
9. despeje o creme por cima do recheio de maçãs, polvilhe canela misturada com açúcar por cima e leve à geladeira por 2 horas ou até servir.
10. depois de firme, decore a gosto – eu usei fatias de maçã que foram ao fogo com água e limão até ficarem quase macias, depois ajeitei sobre a torta e pincelei melaço (que eu levei ao fogo com um tantinho de água) e finalizei com um pau de canela.
Como eu usei uma fôrma maior do que 20 cm, tive que “aparar” as sobras da massa, uma vez que a quantidade de recheio era menor do que a altura da fôrma (por isso ela ficou mais fininha). Esfarelei um pouquinho das sobras e deixei nas laterais, o que deu, digamos, um ar “rústico” que eu curti.
Pra quem não curte tortas tão doces, acho que a rola substituir a maçã por abacaxi por exemplo… talvez aí o doce até se quebre um pouco :)
17 Comentários
Mirele
4 de junho de 2013 at 15:21Que delicida Fabi! Eu adoro qualquer coisa com maca! Vou tentar na proxima vez que fizer uma sobremesa! Beijos
Filomena Signorelli Bertoncello
4 de junho de 2013 at 17:49Adorei a receita, vou fazer salgada, que boa idéia heim! detesto fazer massas!
Rosana
4 de junho de 2013 at 19:03Fabi do céu…
me ajuda a solucionar um mistério que está me assombrando.
Essa massa de torta tão querida, prática e descomplicada, do jeito que a gente gosta, tá me dando uma volta que fico até com vergonha de contar. Já fiz algumas vezes e não tá rolando pra mim. Segui a receita do jeitinho que está no passo a passo maravilhoso que você fez. Mas quando coloco no forno ela começa a derreter a manteiga. Quando vi pingando no forno coloquei uma forma por baixo da de fundo removível e fez uma poça de manteiga queimada. E queima a massa também… nas bordas… um desastre. Será que é a temperatura? Já fiz com 200 gramas de margarina, com 150 e até com menos que isso. Uma vez fiz com manteiga somente amolecida e achei que era por isso. Depois de ver esse passo a passo no Rainhas achei que finalmente ia acertar mas nem assim. Você imagina o que pode ser?
Obrigada!
Faby
5 de junho de 2013 at 16:29Rosana, minha flor… vou te dizer que o que vc está relatando é quase que impossível…rs. Pq, né… não tem como errar isso! É só triturar o biscoito e colocar a manteiga.
Vc está usando manteiga mesmo ou margarina? A temperatura do forno pode estar alta demais tb, tente abaixar e pré-aquecer. Pra vc ter uma ideia, não cai uma gota sequer de manteiga dessa massa dentro do forno, por isso eu tô chocada…kakakaka.
Bom, tente usar manteiga apenas amolecida, com forno mais baixo e pré-aquecido e vamos ver o que rola. Me conta depois?
Boa sorte!!!!
Bjo!
Dri
5 de junho de 2013 at 16:51Rosana colega… também estou chocada com seu relato! Eu faço sempre e é assim mesmo como a Faby nos ensinou…
Fla
6 de junho de 2013 at 17:03Posso me meter na conversa Faby? Então, quando eu fiz a primeira tentativa dessa torta eu também não acertei a massa e aconteceu o que a Rosana disse. Aíííí que eu, insistente que sou, resolvi fazer a torta de chocolate com limão (que eu amo quase tanto quanto meu marido..hehe) e vi que a quantidade de margarina dessa receita era 4 col. de sopa. E fiz seguindo isso e não é que deu certo? Aí você vai me dizer: “Mas ô Flá, 4 col. de sopa são 200 gr. de margarina”, e eu vou dizer que não tenho ideia se é ou não…risos. Mas deu certo. E desde então só faço essa receita, 1 pct de bolacha de 200 gr. com 4 col. não muito cheias de margarina derretida. =) E já fiz a torta de maçã de novo e eu adorei!
Bjs
Rosana
7 de junho de 2013 at 12:23Oh Fabi… você viu que mico? Como eu posso errar uma receita dessas? E ainda contar pras pessoas…hehe Mas tudo bem, faz parte!
Eu usei manteiga mesmo…
Agora me bateu uma dúvida. Os 10 minutos no forno antes de rechear e voltar pro forno são necessários pra todas as receitas? Eu já fiz com os 10 minutos no forno e sem também. Sem pré assar foi no dia que fiz a torta Mineira da Rosa Cristina, que peguei lá no Rainhas.
Eu estou apostado mesmo na temperatura do forno. Vou tentar mais uma vez… questão de honra, tenho que conseguir!
Te conto, prometo! Beijo e obrigada!
Faby
7 de junho de 2013 at 14:04Os 10 minutos de forno antes deixam a massa mais crocante, Rosana.
Bjo!
Rosana
7 de junho de 2013 at 17:47Meninas! Eu vou fazer de novo, vou rever todos os meus passos… quantidade de manteiga, temperatura do forno… enfim… Será que a manteiga era uma dessas “mix” da vida e eu não notei? Não, acho que isso não… mas vou tentar de novo e logo logo conto pra vocês o resultado.
Oh Fla, obrigada por dividir seu problema… assim não me acho tão doida! rs
Léo Aguiar
9 de junho de 2013 at 21:04Com abacaxi esta torta deve ficar uma maravilha. Deve realmente quebrar o doce e dar um gosto muito bom com o creme!!!
Show de bola
Lilian
4 de julho de 2013 at 8:22Esta massa com o recheio de limão fica maravilhoso. É só bater 2 gemas, 1 de leite condensado e suco de 1 limão. Por cima coloca clara em neve misturada com açucar, assa até o glacê ficar douradinho. Maravilhosooooooo.
Flavio Oliver
16 de julho de 2013 at 15:48Faby eu nao tenho aquela forma que remove o fundo, sera que com a forma normal eu consigo fazer a massa? Obrigado Bjus Oliver
Faby
22 de julho de 2013 at 14:57Consegue sim Oliver. Só tome cuidado redobrado se decidir desenformar a torta.
Bjo!
Rosana
8 de dezembro de 2013 at 13:15Oi Fabi! Preciso colocar um “update” aqui porque finalmente consegui resolver o drama da minha massa que não dava certo.
Deu super certo, ficou linda, não pingou nadinha no forno, perfeito!
Eu coloquei só 100g de manteiga pra um pacote de bolachas e não deixei o forno quente demais. Já fiz com bolachas maizena e também com uma de aveia com morango e ficou muito boa.
Que alívio… estava rolando uma crise existencial… hehe
Beijão!
Rô
Priscilla
20 de março de 2015 at 7:20Oi Faby! Td bem?
Menina!!! A Rosana tem razao! Fui fazer a tua receita ontem a noite e 200grs de manteiga pra um pacote de bolacha foi muito!!!! :-( Minha massa “escorreu” toda..ficou uma coisa horrivel e a manteiga escorreu toda no forno!
Sinceramente nao consigo entender como voce usa tanta manteiga e nao acontece isso? O teu pacote de bolacha è de 250 gramas?
Hoje minha filha vai refazer a massa – como temos visita hoje a noite eu queria ja ter deixado tudo pronto ontem a noite mas ficou horrivel e nao dava tempo de refazer outra massa porque eram 21hs e nao tinha mais manteiga :-( Hj enquanto estou no trabalho , minha filhota me ajudarà fazendo com 100 gramas como a Rosana e depois vamos ver como vem! Espero que de certo porque estou com todo o recheio pronto e nao gostaria de disperdiçar!
Segunda feira conto pra voces como veio! ;-)
Faby
23 de março de 2015 at 14:56Oi Priscilla, tente usar só 100gr de manteiga.
Vou até alterar a receita.
Bjo!
14 receitas de tortinha de banana para os apaixonados por doce – Mari Carvalho
27 de abril de 2020 at 11:17[…] Torta de maçã com leite condensado: se você quer uma torta bem docinha, essa pode ser uma boa opção, pois as maçãs são […]