Eu não sou fã de arroz doce mas quando vi uma receita de torta com ele, não resisti à tentação de saber como ficava o resultado. E, quer saber? É muito bom! Um doce bem diferente e ideal para quem não curte doces melados – e com café fresquinho vai muito bem.
A ideia veio do livro Risotto, mas fiz várias alterações e ajustes – tantas que até fiquei com medo de dar “zebra”…rs (o que, felizmente, não deu).
Bom, o primeiro passo é fazer o arroz doce. Para isso, usei 1 xícara de arroz arbóreo, 1 litro de leite, 2 colheres (sopa) de açucar, 1 colher chá de raspas de limão siciliano e cravos.
Nenhum mistério – juntar todos os ingredientes em uma panela e cozinhar por 20 minutos ou até que o arroz esteja cozido nas pontas mas ainda firme no centro.
Depois de cozido, é só colocar o arroz em uma assadeira para que esfrie mais rápido e reservar.
Enquanto isso, abra uma massa folhada e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível e leve para pré-assar por uns 10 minutos.
Para finalizar o recheio da torta misture em uma tigela: 3 ovos batidos, 350gr de ricota fresca, 9 colheres de açucar, uma pitada de sal e as raspas todas de 1 limão siciliano (somente a parte colorida! nada de ralar junto a parte branca, ok?). Misture bem e incorpore o arroz doce já frio (ou no mínimo morno).
Coloque o recheio na fôrma com a massa pré-assada, cubra com o restante da massa folhada e leve ao forno por 50 minutos ou até que a massa esteja dourada e o recheio passe pelo teste do palito.
Eu gostei de servir a torta morninha para tomar com café, mas penso que, se fosse o caso de uma sobremesa, uma bola de sorvete seria um acompanhamento ideal também.
4 Comentários
Fábio
27 de junho de 2011 at 18:10Nossa, surreal essa receita.
Dani Falcão
27 de junho de 2011 at 18:59Que maravilha!!! Eu sempre lembro de um comentário da Katita, que ela diz que não gosta de arroz doce, rsrsrsrs, eu amo! quando bate esse frio e não tem milho de canjica… Só o arroz doce cremoso com canela salpicada salva…
Maria
28 de junho de 2011 at 11:30Que diferente! A gente vive, vive e não vê tudo nesta vida rs. Um abraço.
Leilah
28 de junho de 2011 at 11:34Afff, deve ser delicioso! Amo arroz doce!!
Bjkas!