Poucas coisas são tão versáteis quanto um pacote de massa folhada. Em pouco tempo você consegue uma torta salgada incrível, quiches vapt-vupt, petiscos, pasteizinhos doces… e sem precisar sovar massa e talecousa.
Eu tinha esse pacote dando bobeira na geladeira e mais uns brócolis e uns aspargos já nas últimas – não tive dúvida, juntei tudo e fiz uma torta folhada que, acompanhada de uma saladinha, faz as vezes de um jantar fresquinho para dias de calor infernal.
E olha no passo-a-passo como é fácil…
Numa panela dourei alho e cebola e juntei, aos poucos, 2 colheres de farinha de trigo e deixei fritar bem (importante isso tá? senão fica tudo com gosto de farinha e a gente não quer isso, né?). Aos poucos fui juntando leite, até obter uma “papinha” cremosa. Juntei queijo parmesão ralado, os aspargos e brócolis já cozidos no vapor, queijo minas padrão em cubinhos, tomates sweet partidos ao meio, temperei tudo com sal e pimenta branca (cuidado com o sal porque já tem parmesão e queijo minas) e junteu salsinha picada.
Depois foi só juntar na massa que eu já tinha pré-assado um pouquinho (é só seguir as instruções da embalagem), cobrir com mais parmesão e levar ao fogo só até dourar – não precisa muito tempo porque tudo lá já está cozido, certo? É só o tempo do queijo derreter e a torta ficar dourada.
É claro que o recheio aqui pode variar com o que você tiver, lembrando que a mistura não deve ser muito molhada para não zoar a massa, ok?
Desenforme e sirva com saladinha e suco gelado :)
Ah! E agradeça ao verão, que faz a gente se contentar com coisas leves e fresquinhas ;)
15 Comentários
Marcinha Breda
22 de fevereiro de 2011 at 15:47Hummm minha diva loura adorei a receitinha, massa folhada sempre rende ótimas coizitas. Ai gata to precisando morar numa cidade com um mega supermercado, com um mercadão de flores, uma feirinha bem fofa e quem sabe até um mercado público!
Ando precisando de mais e mais sabe hahaha…
Bjokas!!!
Faby
22 de fevereiro de 2011 at 16:16Ô Marcinha, mas a gente tem que se virar com o que tem né??? Massa folhada tem por aí, não tem? Aqui eu rodo pra achar nata…rs… cada qual com seu cada um néam????
Saudade docê!
Bjo!
Ani
22 de fevereiro de 2011 at 16:07Que delícia! Essa hora da tarde, meu estômago tá colado nas costas, ai que fome!
Bjin
Lucia Araujo
22 de fevereiro de 2011 at 16:20Ja testei varias maneiras de assar a massa folhada e na hora que esta pre-cozida ela abaixa totalmente.
A caso vc. tem uma dica pra passa pra gente
obrigada Lucia
Faby
22 de fevereiro de 2011 at 17:10Oi Lucia,
Como assim ela abaixa totalmente? Vc usa os feijões dentro da assadeira?
Bjo!
Leila
22 de fevereiro de 2011 at 16:38Ola Fabi, Passei aqui para conhecer teu novo cantinho e desejar muito sucesso nessa nova casa.
Adoro brocolis mas nao consigo gostar do danado do aspargos.
beijinhos
Faby
22 de fevereiro de 2011 at 17:08Oi Leila!
Ah, mas dá pra fazer com outra coisa… de repente até cenoura, mandioquinha…
Bjim!
mariana
22 de fevereiro de 2011 at 17:32Oii Faby
Passei pra dar uma olhadinha no blog novo, gostei muito viu!
Tá de parabéns
Mariana(irmã da Paulinha)rs
Tia Wal
22 de fevereiro de 2011 at 17:55Hummm!…Já começou me fazendo babar,né,Loura Glam?…Essa receitinha tem tuuudo que eu adoro e nao parece tao dificil,até mesmo pra uma Turista do Lar que nem eu,tô errada?…Um brinde à nova Cozinha com um Expresso Extra Forte,do jeito que eu adoooro e fico doidona sem dormir,olhando a Lua,nao sei vc,mas… Tim! Tim!…
Faby
22 de fevereiro de 2011 at 18:05Tia Wal, essa torta é super facinha! Pode se jogar sem medo :)
Seja bem vinda!
Bjinho!
Lourdes
22 de fevereiro de 2011 at 22:31Que a receita é simples e chic é certo, mas eu me amarrei foi nos detalhes ao redor. O pote (seria ofensa?) Le creuset vermelho, com os utensílios, a bonequinha e o cozinheiro escondidinho…Puro luxo, e muito glamour…Esta cozinha nova está tinindo de cheirosa!
Faby
23 de fevereiro de 2011 at 8:56Lourdes, não é ofensa não – é pote mesmo :))))) kakakakakakakaka Tem quem chame de porta-utensílios, mas eu tb chamos de pote :)
Bjo!
Alessandra
23 de fevereiro de 2011 at 8:26Oi Faby!!!
Adorei a nova casa! Mas antes de chegar aqui, quando comecei a ler seu último post no RL quase entrei em pânico… gritei sozinha “Ah nãoooo!!!” Que alívio senti quando entendi que tinha mudado de ares! Mudanças são sempre bem vindas e eu estou amando seu novo espaço, então só tenho a agradecer por não ter nos abandonado! Parabéns e obrigada por tudo!
Tbm tenho uma massa folhada de bobeira no freezer, mas até agora só fiz como croissant… e que história é essa de feijões na assadeira?
Bjs!
Faby
23 de fevereiro de 2011 at 8:53Oi Alessandra,
Olha só, esse é um trucão que aprendi com o Claude. Vc preenche a fôrma com feijões e leva para pré-assar. Assim, a masdsa não faz aquelas bolhas e nem escorre. Achei uma foto que ilustra ó http://4.bp.blogspot.com/_H4UPnRncL40/Shj15Sw4y2I/AAAAAAAAAts/yY0AxmMt2g4/s1600-h/080.JPG
Bjim!
Maria Teresa D. Valente
24 de fevereiro de 2011 at 19:13Hum, que delícia e explicadinha não tem como não acertar, obrigada Faby e abraços carinhosos de Maria Teresa