Eu adoro torta de massa podre, daquelas que esfarelam na boca, mas ainda não tinha achado uma receita sem gordura hidrogenada que fosse realmente gostosa. Essa, da Palmirinha, preencheu essa lacuna e e o toque do gergelim deu um plus à receita – eu adorei de verdade e o meu pessoal também curtiu.
Fiz a receita no formato tortinha, mas ela também cabe bem em uma fôrma só, de 24 cm e de fundo removível. Nem preciso falar que o recheio também pode ser qualquer um né? Aqui eu fui no clássico frango com milho (e um pouquinho de cream cheese), mas a comadre pode viajar de montão – palmito, carne seca, camarão, cogumelos (minha próxima empreitada vai ser um mix de cogumelos e acho que vai ficar sensacional)… dá pra apostar em versões vegetarianas também: ricota com escarola, espinafre, legumes à jardineira… a ideia central do recheio é sempre a mesma – que não seja muuuito molhado, o ideal é que ele seja mais denso, mais cremoso, sabe?
Então, vamos começar com a massa…
Em uma travessa misture: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de gergelim (usei o torrado), 7 colheres de margarina, 1 ovo e sal a gosto.
Misture com as mãos e depois sove um pouco em uma superfície enfarinhada. Quando a massa estiver lisinha e homogênea, coloque-a em um saco plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Enquanto isso, prepare o recheio…
Eu usei peito de frango desfiado – fiz o velho esquema, cozinhei com um cebola, alho, louro, sal e pimenta e depois desfiei bem desfiadinho no processador, mas é claro que o processo pode ser feito à mão, sem problemas – e depois fiz um grande refogado…
Na panela dourei alho e cebola e acrescentei 1 colher (sopa) de farinha de trigo, que deixei fritar também. Juntei o frango desfiado, pimentão verde em cubinhos, pimenta biquinho picada, um pouco de leite (fica melhor com creme de leite, mas eu não tinha) e umas 3 colheres de cream cheese. Misturei tudo, temperei com sal e pimenta e juntei 1 lata de milho verde e salsinha e cebolinha picadinhas e cozinhei até engrossar e não ter mais muito líquido.
Para montar as tortinhas…
Usei as forminhas pequenas (olha lá embaixo) e nem precisei untar (a massa já leva bastante margarina e solta facinho da forminha). Cobri a forminha com a massa, coloquei o recheio e depois mais um pouco de massa por cima, pra fechar (esqueci a foto…ops!).
Levei ao forno médio pré-aquecido e assei até dourar… acho que foi coisa de meia hora.
O resultado é esse aqui – massa fininha e quebradiça, uma delícia. Servi com salada de folhas e já tinha uma refeição completa :)
Aqui as forminhas. As minhas tem 8,5cm e a receita rendeu 10 tortinhas mas, como eu disse, você pode usar uma forma grande e fazer uma tortona, fica à vontade :)
22 Comentários
Joy_UK
1 de maio de 2011 at 14:09Eu amo tortas Faby…A de frango sempre rola aqui em casa :) Olha vou confessar q na maioria das vezes eu compro a massa pronta…aqui vende em qualquer mercado e eh super barato…eh so abrir e colocar na forma hehehhe
Erica Cilene Pires Correia
1 de maio de 2011 at 15:41Lindas fotos. Eu precisava disso! Já fiz vários testes … mas vc sabe nehnnn ?
Farei!
Lili Marlene
1 de maio de 2011 at 17:43Oi Fabi, que saudades guria, estamos te esperando aqui em Porto Alegre.Bjs!
margô
2 de maio de 2011 at 7:47Oi, Faby!
Posso usar qualquer requeijão cremoso nessa receita? Em termos de cozinha estou ainda no bê-a-bá…
Bjs.
Faby
2 de maio de 2011 at 8:42Pode sim MargÔ, inclusive o bom e velho catupiry também :)
Bjo!
cruela veneno da silva
2 de maio de 2011 at 14:04vou fazer vou fazer, vou fazer vou fazer…
Fê Moraes
2 de maio de 2011 at 16:11Oi Rainha Faby!
Humm, me deu água na boca esta tortinha!
Será que sem gergelim esta massa dá certo? Ou linhaça no lugar?
Beijo, Fê.
Linéa Gouvêa (Lynn)
2 de maio de 2011 at 19:18Gostei da receita. Parece facinha… Vou experimentar para o dia das mães. Não tenho mais mamy, mas tenho uma sogra que é um espetáculo ! Uma dúvida : rola farinha de linhaça no lugar do gergelim ? É porque em casa tem a farinha de linhaça, mas não o gergelim. Beijocas !
Faby
2 de maio de 2011 at 21:32Linéa, acho que vc poderia substituir o gergelim pela linhaça, o grão mesmo, já pela farinha eu não sei… talvez seja preciso reduzir a quantidade da farinha de trigo.
Se vc fizer, volta pra me contar depois?
Bjo!
Gisele
2 de maio de 2011 at 22:35Faby querida
Esta tortinha ficou incrível.
Já está na minha lista de prioridades.
Bjs
Jacque
3 de maio de 2011 at 12:21Essa torta é MARA!
Vc não disse q essa precisava do processador pra fazer? Não sabia q dava pra fazer sem… vou fazer hoje! O duro q não tenho forminhas e tô achando q vai dar pouca massa pra forma grande. Oremos!
Faby
3 de maio de 2011 at 19:55Não Jacque, essa não precisa não… tudo na mãe mesmo, 2 palitos!
Vai dar certo! Vai que é tuuuuuua! :)
Eliana Krambeck
3 de maio de 2011 at 18:09hunnn, parece deliciosa com gergilim!
…deu água na boca!!
bj
Glenda
4 de maio de 2011 at 11:15Hmmmm… essa hora da manhã (11:15) vendo essa tortinha… crueldade!!!!
Leticia
5 de maio de 2011 at 14:32Oi Faby, posso congelar já pronto?
Beijinhos
Faby
5 de maio de 2011 at 14:35Pode sim Leticia!
Para descongelar, é só levar direto ao forno.
Bjo!
Flávia Mendes
10 de maio de 2011 at 10:04Faby, Receita testada e aprovada. Fiz para um lanchinho no Dia das Mães e todos curtiram. O gergelim faz toda diferença. Brigadim pela receita. Bjocas
Faby
10 de maio de 2011 at 10:39Oba Flávia!
Bjo!
Rachel
11 de maio de 2011 at 11:16Faby,
Na forma de fundo removível precisa colocar a massa em cima do recheio pra tampar?
bjoss
Faby
11 de maio de 2011 at 16:50Sim Rachel.
Bjo!
luciana
18 de maio de 2011 at 10:33ola meninas…AMEI meu marido se acabou na tarte como se dizz aqui em Lisboa..heheheh
essa receita vai pra o meu caderno tanks..valeu bju
Camilla Nesti
23 de junho de 2011 at 0:04Vou testar… para ser uma delícia!!
Adorei conhecer esse cantinho!!
beeeeeijos