Favorita da estação, a salada tem espaço garantido no verão e pode ficar ainda mais saborosa e nutritiva com diversos tipos de grãos
Nada como unir saúde e sabor, por isso incluir grãos na alimentação do dia-a-dia é um jeito saboroso de manter a saúde em dia. Os grãos são ricos em fibras e vitaminas e ainda são super versáteis para variar seu cardápio.
A maioria dos grãos podem virar saladas deliciosas e diferentonas para variar o menu. Mas algumas tem espaço garantido no meu coração...
As diferentes variedades de quinoa podem ter tempos diferentes de cozimento. Lave bem os grãos e cozinhe em água fervente na proporção 1/2 - 1 xicara de quinoa para 2 de água. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até ficar macia Depois de cozida e fria, é só usar na salada.
A quinoa também fica ótima numa salada morna, com castanhas e frutas secas.
A lentilha é fácil de combinar com legumes e ervas e também fácil de preparar. Basta cozinhar em água com um pouquinho de sal até que ela fique macia, mas al dente. Escorra, espere esfriar e use na salada.
O feijão branco cozinha em panela de pressão por cerca de 20 minutos. Para usar na salada, ele deve estar cozido mas ainda firme. Se deixar o grão de molho, diminua o tempo de cozimento ou utilize panela comum pois o grão se desmanncha facilmente.
O grão de bico deve ficar de molho antes de cozinhar. Deixe de molho pelo menos 8 horas, o ideal é mais de 12 horas e descarte a água do molho na hora de levá-lo à panela. Pode ser cozido em panela comum ou na pressão (fique de olho que é rápido!).
O melhor para salada é o trigo em grão, que cozinha de 40 a 45 minutos na pressão. Se for deixado de molho pelo menos 4 horas em água ou de um dia para o outro, cozinhe por no máximo 15 minutos. Na hora de usar na salada, acrescente hortelã - fica delicioso!
Seja qual for sua escolha, grãos são ótimos quando combinados na salada com frutas frescas e secas. E não esqueça de caprichar no tempero! Ervas como hortelã e salsa trazem frescor e sabor.