Junho trouxe o frio e as festas juninas de volta e a gente só pensa em comidinhas juninas, como a canjica. Quem ama?
É muito comum que cada família faça a sua própria versão, que pode ou não levar coco, leite de coco, gemas, amendoim, leite condensado...
Deixe a canjica (mais ou menos 500gr) de molho em água na véspera. Depois, leve para a panela de pressão, tomando cuidado de cobrir todo o grão com água, e cozinhe por uns 45 minutos ou até que o grão esteja macio.
Tire a pressão da panela, junte cerca de 1 litro de leite (pode ser preciso um pouco mais), alguns cravos, um pau de canela, açucar a gosto e uma pitada de sal e cozinhe até engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela
Junte amendoim torrado e moído a gosto, acerte o açucar se necessário e sirva polvilhada com canela em pó.. Se você quiser usar leite condensado, diminua a quantidade de leite. Também é possível dividir a quantidade de leite entre o comum e o leite de coco (eu gosto muito dessa versão).
Use amendoim torrado, sem casca e já moído (ou triturado no processador). Um trucão bacana é lançar mão de uma paçoca esmagada - mais prático!
Aqui em São Paulo, o nome é canjica mas ele muda de nome na região Norte e Nordeste e vira mugunzá. Tem também quem chame o que conhecemos de curau de canjica! Seja com que nome for, é bom demais.