Por aqui, o prato ganhou versões com repolho (a mais comum), acelga e folhas de couve. Amo todos mas o de folha de uva é campeão na minha casa
Com cuidado, corte a parte dura do cabinho de todas as folhas e mergulhe as folhas em água fervente bem rápido, só até que elas mudem de cor.
Use carne moída (eu prefiro patinho), uns 250gr. Misture a carne com 50gr de arroz agulhinha cru (eu lavo, mas não é obrigatório).
Junte cerca de 1/3 de xícara de pasta de tomate (ou extrato), um pouco de azeite e comece a temperar - pimenta síria é meu tempero favorito e um pouco de sal. Eu uso umas 2 colheres (sopa) de tahine e alguns dentes de alho amassados também.
Misture tudo muito bem até virar uma massa homogênea. Prove o tempero e ajuste se necessário. Reserve por uns 30 minutos e comece a enrolar os charutos.
Coloque uma porção do recheio na parte mais larga da folha e vá enrolando, firme, formando um charuto.
Forre o fundo e as laterais de uma panela de fundo grosso com folhas de uva e acomode os charutos, sem deixar espaço entre eles.
Junte cerca de 2 litros de caldo de carne (minha mãe faz com músculo) e coloque um peso sobre os charutos, pra eles não boiarem - eu uso uma tigela. Cozinhe por cerca de 1h em fogo baixo
Verifique o cozimento após 1 hora e deixe mais se for preciso. Eu gosto de servir com um fio de azeite e nada mais - e precisa?