Também conhecida como Bracciola, a receita surgiu na Europa como forma de aproveitar as carnes mais duras de bovinos e suínos.
Outra receita de família, principalmente se a sua for italiana, como a minha. Tem vários jeitos de fazer mas o resultado é sempre uma carne suculenta.
Por se tratar de uma receita de longo cozimento, meu corte favorito para o preparo é coxão duro. Peça para o açougueiro cortar em bifes finos, mantendo a gordura.
Prepare a quantidade de bifes que quiser e porcione para cada um: 1 fatia de bacon (ou de linguiça calabresa) , 1 fatia de cenoura (cortada em palito) e 1 fatia de pimentão verde (cortado em palito também). Se preferir, troque o pimentão por uma vagem.
Tempere cada bife com sal e pimenta a gosto e coloque as fatias de bacon, cenoura e pimentão em uma ponta e comece a enrolar, formando um rolinho. Ao final, prenda com dois palitos de dente, para não abrir durante o cozimento.
Cada família tem seu jeito de fazer - com mais ou menos molho, enrolado de outro jeito. Eu gosto de caprichar no bacon e não abro mão do molho
A primeira coisa que eu faço é selar bem os bifes já enrolados em uma panela de pressão bem quente. O ideal é fazer em etapas, pra conseguir selar bem cada um dos bifes.
Depois de selados, reserve e na mesma panela doure alho e cebola. Junte tomate pelado (o suficiente para quantidade de bifes que está preparando), uma folha de louro, um pouco de vinho tinto, água e tempere tudo com sal e pimenta.
Traga a carne de volta para a panela, mexa com cuidado, feche e cozinhe por cerca de 40 minutos. Abra a panela no meio do tempo para verificar o cozimento e, se necessário, acrescente mais água.