Mia Couto
A cozinha é puro encantamento. Basta abrir os olhos, aguçar os sentidos e entregar um pouco de si mesmo em cada preparo.
Descasque uma laranja, corte coentro, asse um pão ou um bolo com canela, tempere feijão fresco com louro... a cozinha convida para descobrir aromas incríveis.
As frutas e legumes são um convite ao olhar, uma festa das cores. O roxo elegante da berinjela, o verde calmo do kiwi e os tons de amarelo e laranja das abóboras. Há beleza em cada cor, em cada detalhe.
Macio, crocante... um ingrediente pode trazer diversas texturas diferentes e até mesmo combinadas. Da cremosidade do abacate ao crocante das nozes, as texturas instigam e podem ser usadas pra criar pratos incríveis
O contato da faca na tábua de corte, as diversas camadas da cebola sendo cortadas, a água borbulhando quando ferve, o alho refogando... Os sons da cozinha são um convite à nossa sensibilidade mas que frequentemente passam despercebidos.
Doce, azedo, salgado, amargo, umami. Delicie-se com a capacidade humana de distinguir os sabores através do paladar. Prove algo novo, escolha uma preparação diferente para um ingrediente do dia-a-dia e surpreenda seu paladar.
Cozinhar é uma ferramenta importante e faz bem não só para a saúde física, mas fornece também maior liberdade nas escolhas alimentares.
Fica aqui o convite de alguém que descobriu que é possível viver momentos deliciosos entre as panelas: