CUSCUZ PAULISTA

Uma receita que tem origem nos mouros e traz Portugal, Espanha e tropeiros paulistas em sua origem - ufa! A mistura rendeu um prato que já virou patrimônio de São Paulo.

A origem

Muito comum que as família tenham sua própria receita de cuscuz. O prato, super versátil, permite muitas variações

Receita familiar

Farinha de milho e muitos ingredientes e temperos - a base do cuscuz paulista permite muitas variações

Tradicionalmente o cuscuz é feito com farinha de milho grossa 

3 xícaras de farinha de milho grossa 1/2 xícara (chá) de azeite 1 cebola picada 5 dentes de alho picados 300gr molho de tomate 600ml de água 1 xícara de ervilha 1 xícara de milho verde 1 pimentão picadinho

2 latas de sardinha ou atum 1 xícara de palmito picado 1 xícara de azeitonas verdes picadas cheiro-verde a gosto sal e temperos a gosto para decorar: ovos cozidos, tomate, ervilha e sardinha

Refogue no azeite, a cebola, o alho, o pimentão, as azeitonas, a ervilha, o milho verde, o molho de tomate, o palmito, o cheiro-verde, a sardinha. Tempere a gosto. Junte a agua e deixe ferver e cozinhar por 8 minutos. JUnte a farinha e mexa  bem.

Cozinhe até ficar uma massa homogênea. Unte uma forma de buraco no meio com azeite ou óleo, decore com a sardinha, tomate e ervilha ou a seu gosto e junte o cuscuz. Aperte bem para que ele fique lisinho. Deixe esfriar e desenforme.

No lugar da sardinha, camarões ou frango, ou um cuscuz vegetariano - acrescnte cogumelos! 

Que tal variar?

O tempero também fica a seu gosto - cheiro verde, coentro pra quem gosta, pimenta calabresa, cominho. Faça o refogado bem saboroso e o sucesso é garantido!

Ama festa junina como eu? Acompanhe o blog para mais receitas!

acesse o blog

Viva São João!

ARROZ DOCE

CURAU

MAÇÃ DO AMOR

COZINHAR SEM ESTRESSE? VEM QUE EU TE AJUDO!

Faby Zanelati escreve sobre cozinha desde que a internet ainda era mato. Seu superpoder é a desgourmetização.